Quem utiliza um iPad tinha até agora à sua disposição dois modelos de Apple Pencil. O primeiro, uma versão mais antiga (1ª geração), que utilizava um conector Lightning, e o segundo, mais recente (2ª geração), com funcionalidades adicionais como conexão magnética para recarregar, capacidade de ativar funções com um toque duplo e uma porta USB-C.
Agora, a Apple anuncia o lançamento da nova Apple Pencil. Este novo modelo herda algumas funcionalidades, mas continua a ser mais limitado em comparação com o Apple Pencil 2.
O Apple Pencil com USB-C, na verdade, representa uma adaptação do Apple Pencil 1 para a nova realidade de um mundo sem o conector Lightning. No entanto, ao mesmo tempo que introduz novas funcionalidades, acaba por perder uma característica importante.
Podemos até referir a este novo modelo como o “Apple Pencil 1½”. O primeiro modelo do Apple Pencil utilizava um conector Lightning que se projetava para ser conectado ao iPad.
O modelo de segunda geração permitia a recarga sem fios, mas não era compatível com o iPad de 10ª geração, o que limitava as opções para os proprietários desse dispositivo no que diz respeito à utilização da caneta da Apple.
O objetivo deste lançamento é simplificar a gama de acessórios disponíveis para iPads. No entanto, é importante frisar que o novo Apple Pencil não supera o Apple Pencil de 2ª geração, uma vez que apresenta algumas limitações técnicas.
Por exemplo, o novo Apple Pencil pode agora ser colocado magneticamente na lateral dos iPads compatíveis, mas esta funcionalidade não permite a recarga da energia da caneta. Para recarregá-la, apenas é possível através de um cabo USB-C.
Outro exemplo é que será compatível com a funcionalidade “hover” nos modelos M2 do iPad Pro, que detecta a ponta da caneta por aproximação, sem ser necessário tocar na tela.
Porém, perde uma função importante para quem faz desenhos mais elaborados: a sensibilidade à pressão. É justamente isso que faz a escrita com o Apple Pencil parecer tão natural.
Preço e disponibilidade
Para quem tem um iPad e sempre sonhou com um Apple Pencil, agora o preço melhorou e irá custar 95€.
O lançamento mundial acontece no início de novembro.